"Há um descuido e uma ignorância muito grande para um povo antigo como o nosso"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Presidenciais 2011
*
Mandatário Nacional de Juventude - Jacinto Lucas Pires

Jacinto Lucas Pires, escritor, nascido em 1974, é o mandatário nacional para a juventude de Manuel Alegre.

Nascido no Porto, em 14 de Julho de 1974, Jacinto Lucas Pires estudou Direito na Universidade Católica de Lisboa. É o filho mais velho do falecido líder do CDS Francisco Lucas Pires e da jurista Teresa Almeida Garrett.

Frequentou a New York Film Academy e escreveu e realizou dois curtas-metragens: ‘Cineamor’, de 1999, e ‘B.D.’, de 2004. Além desses, foi responsável pelo argumento de ‘Almirante Reis’ e ‘Nome Próprio’.

Em 1996, lançou o seu primeiro livro de contos, ‘Para averiguar do seu grau de pureza’. Posteriormente, escreveu ‘Universos e frigoríficos’, ‘Azul-turquesa’, ‘Arranha-céus’, ‘2 Filmes e algo de algodão’, ‘Abre para cá’, ‘Livro usado’, ‘Escrever, falar’, ‘Do Sol’’ e ‘Figurantes e Outras Peças’.

Na escrita, tem como referência escritores como Flannery, O`Connor, Alice Munroe e Don DeLillo, autor que, segundo Jacinto, fala sobre grandes acontecimentos históricos e políticos, sendo um escritor de grande escala e ao mesmo tempo muito ligado à minúcia do ser humano.

Paralelamente a suas atividades na literatura e no cinema, o escritor português escreve ainda para dois jornais, atividade que considera como uma forma de ligação permanente com o mundo a sua volta.