Nós voltaremos sempre em maio
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Presidenciais 2011
*
Mandatária Nacional – Maria de Belém Roseira

Maria de Belém Roseira, deputada e ex-Ministra da Saúde e da Igualdade, é a mandatária nacional da campanha presidencial de Manuel Alegre para as eleições de 2011.

Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina nasceu no Porto em 1949. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra em 1972, tem inúmeros livros e artigos publicados em revistas de especialidade, no País e no estrangeiro.

Jurista, iniciou a sua carreira profissional como técnica do Ministério das Corporações e Previdência Social (1973). Participou na fundação de várias instituições sociais, como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia ou a Liga de Amigos do Hospital S. Francisco de Xavier. Foi vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1988-1992) e administradora-delegada do Centro Regional de Lisboa do Instituto Português de Oncologia (1992-1995). Entre outras funções, foi também administradora da Teledifusão de Macau (1986-1987).

Exerceu funções como Ministra da Saúde do XIII Governo Constitucional (1995-1999) e como Ministra para a Igualdade, no XIV Governo (1999-2000), ambos presididos por António Guterres. Foi então vice-presidente (1997) e presidente (1999) da Assembleia-Geral da Organização Mundial de Saúde.

Actualmente é Deputada, eleita pelo Círculo do Porto, vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e presidente da Comissão Parlamentar de Saúde na Assembleia da República. Ocupa ainda os cargos de presidente da Assembleia-Geral da União das Misericórdias Portuguesas, da União das Mutualidades e da Irmandade de S. Roque, de membro da Direcção da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, da Associação Para o Progresso do Direito, Associação Portuguesa de Telemedicina, do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, Fundação do Gil, Fundação Portuguesa do Pulmão, e o Conselho de Administração da Fundação Francis Obikwelu.