"Se publicasse as memórias, lá apareceria o Kurika como companheiro"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Discurso Directo
> Discurso Indirecto
*
Manuel Alegre entrevistado por Francisco Balsemão:
“Álvaro Cunhal era uma figura fascinante. Tinha uma certa austeridade e aristocracia. Gostava de falar de tudo”
18-02-2022 https://expresso.pt/podcasts/deixar-o-mundo-melhor

Entrevistado por Francisco Pinto Balsemão, no podcast "Deixar o Mundo Melhor", Manuel Alegre recorda a saída a salto para França, o exílio em Argel, a importância do discurso que fez no I Congresso do PS, os poemas proibidos, a prisão e o solitário caminho para encontrar a sua própria voz enquanto autor.
‘Deixar o Mundo Melhor’ pode ser ouvido no site do Expresso AQUI e em qualquer plataforma de podcasts.
Um excerto da entrevista, publicado na Revista do Expresso, com o título: 'Por vezes, tive a sensação de que um discurso pode mudar as coisas.', pode ser lido AQUI

Nasceu em Águeda a 12 de maio de 1936 e é neto materno de um deputado à Assembleia Constituinte de 1911, na I República. Sessenta e quatro anos, um golpe de Estado e uma revolução depois, o neto seguiu-lhe o caminho e foi deputado na Assembleia Constituinte em 1975. Manuel Alegre, o poeta que escreveu versos subversivos que marcaram o país e mais do que uma geração, ainda liberta as palavras dos grilhões da correção política. Numa conversa sem papas na língua, recorda os tempos de estudante em Coimbra, a saída a salto para França, o exílio em Argel, a importância do discurso que fez no I Congresso do PS, os poemas proibidos, a prisão e o solitário caminho para encontrar a toada que o distinguisse enquanto poeta maior da língua portuguesa.

Francisco Pinto Balsemão lança o podcast ‘Deixar o Mundo Melhor’ para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos setores da sociedade.