Lisboa bairro a bairro rua a rua/ por seu reino e por seu rei/ quantos ao certo não sei/ defendiam uma bandeira rota/ além da morte além do fim./ Quando é assim/ não há derrota.
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Manuel Alegre apoia Manifesto em defesa do SNS
05-09-2017 com DN

Manuel Alegre é um dos subscritores do “Manifesto pela Nossa Saúde, pelo SNS” que começou por ser dinamizado por um grupo de 21 dirigentes e ex -dirigentes da saúde e hoje tem 1001 subscritores. Recorde-se que Manuel Alegre foi um dos deputados subscritores, juntamente com António Arnaut, Mário Soares, Salgado Zenha, do projecto de lei 157/I do Partido Socialista, que deu origem à primeira lei portuguesa sobre o Serviço Nacional de Saúde, a lei 56/79, de 15 de Setembro.

O “Manifesto pela Nossa saúde, pelo SNS” critica uma política de saúde "exclusivamente orientada para o tratamento da doença" e pouco focada na prevenção e promoção da saúde.

O grupo fundador, constituído por médicos, enfermeiros, sindicatos, ex-bastonário e ex-presidentes de secções regionais de ordens profissionais, juntava em julho 101 assinaturas, todas de personalidades de esquerda ligadas à saúde e que se destacaram como apoiantes do acordo que em 2015 permitiu ao PS formar governo. Contudo, salientam no manifesto que "quase a meio do mandato do governo" a situação na saúde "permanece sem sinais de mudança que alterem a natureza do modelo político de saúde".

O Manifesto destaca as limitações no acesso como o "maior obstáculo aos serviços de saúde", de que "os tempos de espera inadmissíveis são (…) a melhor evidência e o crescimento da afluência às urgências o pior sintoma da disfunção que reina na saúde." Motivos que levam o grupo a defender uma reforma que integre os cuidados hospitalares, de saúde primários, continuados, saúde pública e outros atores como educação, segurança social e autarquias.

Veja em baixo a versão inicial do Manifesto Pela nossa saúde, pelo SNS

Documentos
Documento em formato application/pdf Manifesto Pela nossa Saúde, pelo SNS361 Kb