"Sobretudo nas horas em que tudo / de repente se esvazia / e pesa mais que tudo esse vazio / ... / é precisa (mais que tudo) a poesia."
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Texto de Manuel Alegre no JL
A quinta dimensão do 25 de Abril
16-04-2014 JL

“O 25 de Abril não se enquadra nesta nova forma de totalitarismo, que é o poder absoluto dos mercados, perante o qual este governo não só capitulou como foi mais longe do que os funcionários da troika definiram. Pensamento único, linguagem única. Comemorar Abril agora tem que ser um novo ato de libertação cultural e política. Essa será a quinta dimensão do 25 de Abril: a capacidade de renascer da sua própria liberdade”, escreveu Manuel Alegre num texto intitulado “A quinta dimensão”, que responde ao desafio lançado pelo JL a 40 escritores, várias gerações e formações.

Os tópicos lançados pelo jornal eram os seguintes: 1) Que representou para si e/ou como viveu o 25 de Abril (para os mais novos o tópico era “que imagem foi formando do 25 de Abril, designadamente em oposição à da ditadura?); 2)Quais os livros e/ou as obras que em seu entender melhor exprimem o 25 de Abril e o seu significado.

Leia o texto “A quinta dimensão”, de Manuel Alegre, AQUI