"Sobretudo nas horas em que tudo / de repente se esvazia / e pesa mais que tudo esse vazio / ... / é precisa (mais que tudo) a poesia."
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
*
*
Apresentação da Comissão de Honra
19-12-2010

Coube a Maria de Belém, mandatária nacional, fazer a apresentação da Comissão de Honra, uma lista de 1918 personalidades dos mais diversos quadrantes profissionais e políticos que assim dão público testemunho do seu apoio à candidatura. Em seguida falou Jorge Sampaio, que num registo afectivo e bem humorado explicou as razões que o levam a assumir o apoio a Manuel Alegre, num momento de tão grave crise nacional.
Veja a lista da Comissão de Honra AQUI

Personalidades da política, como os líderes do PS, José Sócrates, e do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, assim como o ex-secretário Geral do PS, Eduardo Ferro Rodrigues e o deputado socialista António José Seguro, integram a lista que inclui ainda, entre outros, o líder parlamentar socialista, Francisco Assis, os ministros da Saúde, da Justiça e da defesa, respectivamente Ana Jorge, Alberto Martins e Augusto Santos Silva e ainda o secretário-geral da JS, Pedro Alves.

O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, são outros dos nomes que integram a comissão, a par do deputado do BE José Soeiro, os eurodeputados Miguel Portas (BE) e Edite Estrela (PS), o ex-líder comunista Carlos Brito e os autarcas de Lisboa António Costa, presidente da Câmara, e a vereadora Helena Roseta.

Da área do desporto constam, entre outros, os nomes dos treinadores de futebol António Oliveira, Carlos Manuel, Manuel Fernandes, Manuel José e Augusto Inácio, do campeão mundial de tiro António Paulo Cleto, de Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Da área sindical constam o secretário-geral da UGT, João Proença, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, José Carlos Martins, Maria Luísa Marques da Comissão Executiva da CGTP-IN, Paulo Sucena, ex-secretário da FENPROF, António Avelãs, presidente do SPGL, os dirigentes sindicais Ulisses Garrido, Florival Lança e Carlos Trindade, entre muitos outros.

Da área cultural, além dos escritores valter hugo mãe, Baptista Bastos, Hélia Correia, M.ª Teresa Horta e José Manuel Mendes, fazem parte o fotógrafo António Homem Cardoso, o escultor João Cutileiro e o actor Rui Mendes.

Da área das ciências sociais incluem-se o arqueólogo Cláudio Torres e os historiadores Fernando Rosas e António Reis.

Da área da música constam o compositor Carlos Alberto Moniz, os cantores Jorge Palma e Lena d'Água e o músico Manuel Faria,

Da área da comunicação social estão, entre outros, Alfredo Barroso, António Macedo e João Malheiro.

O médico acupuntor Pedro Choy e os médicos Maurício Chumbo, José Manuel Boavida, e Francisco George, são outros nomes que integram a Comissão de Honra que inclui ainda o marquês de Fronteira, Fernando J.F.C. Mascarenhas, presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, o ex-reitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão, o arquitecto João Paulo Bessa e o padre católico Costa Pinto. Os embaixadores Fernando Reino e António Franco fazem igualemnet parte da lista da Comissão de Honra.