"Sobretudo nas horas em que tudo / de repente se esvazia / e pesa mais que tudo esse vazio / ... / é precisa (mais que tudo) a poesia."
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Manuel Alegre na Madeira
23-10-2010

Manuel Alegre estará na Madeira nas próximas 3ª e 4ª feira, tendo dirigido aos eleitores madeirenses uma carta em que saúda a autonomia regional e assume o compromisso, como Presidente, de "desenvolver uma influência positiva e unificadora" no sentido de "acarinhar" as expressões de poder regional.
Veja a mensagem de Manuel Alegre AQUI

Na carta, Manuel Alegre sublinha as áreas em que o Presidente da República deve "desenvolver uma influência positiva e unificadora": "o reconhecimento devido às Assembleias Legislativas Regionais como primeiro órgão de poder autonómico, a clarificação da competência legislativa, a dignificação dos respectivos Estatutos Político-Administrativos e a sua conformidade com a Constituição da República Portuguesa, o incremento da cooperação entre a República e as Autonomias e a preservação de regras claras de relacionamento financeiro".

Recorde-se que Manuel Alegre apresentou a sua candidatura nos Açores, onde prestou homenagem à autonomia, "sinónimo de liberdade, democracia, desenvolvimento e justiça social", cujo "aprofundamento e aperfeiçoamento" são parte integrante da identidade nacional portuguesa.

O tema da autonomia regional foi também um dos que mais afectou as relações entre o actual Presidente, a Assembleia da República e a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, a propósito do Estatuto da Região Autónoma dos Açores.