"Sobretudo nas horas em que tudo / de repente se esvazia / e pesa mais que tudo esse vazio / ... / é precisa (mais que tudo) a poesia."
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
*
Manuel Alegre em Viana do Castelo:
"A violência doméstica é um problema cultural e social que não se resolve só com leis"
24-09-2010

“A violência doméstica é uma problema cultural e social, que tem a ver com a igualdade de género e não se resolve só com leis” disse Manuel Alegre na visita que o levou ontem ao Gabinete de Atendimento à Família (GAF) de Viana do Castelo. Citando os dados do eurobarómetro, publicados anteontem, que colocam Portugal como o 2º país europeu com mais casos de violência contra as mulheres, o candidato afirmou que “continua a haver uma percentagem muito elevada de violência doméstica no País”, “apesar de termos leis boas, uma moldura penal para a protecção às vítimas”. O combate à violência doméstica deve ser "uma prioridade nacional", disse ainda o candidato.

Para além da legislação, “tem que haver uma atitude de grande abertura e de grande transparência, sobretudo, da parte dos responsáveis”, afirmou ainda, depois de ouvir a exposição das técnicas sobre o trabalho desenvolvido e as dificuldades que enfrentam para responder a todas as solicitações. O candidato afirmou que, se for eleito, estará "muito atento e muito aberto" à questão da violência doméstica.

O GAF é uma instituição que, além do apoio e reinserção social a famílias mais vulneráveis e desfavorecidas, criou há 10 anos a primeira Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores, com capacidade para 15 utentes, mulheres e filhos menores, e que atendeu desde o início do ano cerca de 350 pessoas, tendo acolhido 35 delas. O financiamento insuficiente para as necessidades actuais, mas também para a construção da nova Casa Abrigo, e a incapacidade de resposta às situações de emergência são algumas das dificuldades desta instituição. O candidato alertou ainda para outra lacuna no que respeita à necessidade de intervenção junto do agressor.

Manuel Alegre visitou esta instituição, fundada pela ordem dos Padres Carmelitas de Viana do Castelo, acompanhado da sua mulher, Mafalda Durão Ferreira, do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maia Costa, do seu mandatário distrital, o cirurgião Alberto Midões e de outros membros da estrutura local da campanha.