"Sobretudo nas horas em que tudo / de repente se esvazia / e pesa mais que tudo esse vazio / ... / é precisa (mais que tudo) a poesia."
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Manuel Alegre preocupado com expulsão de ciganos pelo governo francês:
“É um sinal de xenofobia e de tentar encontrar um bode expiatório”
18-09-2010 Lusa

“Estou preocupado, porque se trata de um mau sinal. É um sinal de xenofobia e de tentar encontrar um bode expiatório”, afirmou Manuel Alegre em entrevista à agência Lusa a propósito das recentes expulsões de ciganos em França. O candidato presidencial aproveitou para vincar as seculares tradições democráticas e republicana da França: “Tenho o maior respeito pela França, estive exilado neste país e a França é uma terra de liberdade e de direitos humanos. Tenho um grande respeito pela França Republicana e democrática, mas parece-me que estas medidas contrariam um pouco esse espírito”.

Manuel Alegre disse ainda haver “exemplos históricos” do que significa “este tipo de ações”, mas deixou também uma advertência: “Não se podem fazer comparações que já foram feitas”, numa referência indireta à posição da comissária europeia Viviane Reding, que comparou a expulsão de ciganos ao que se passou na II Grande Guerra Mundial com os judeus. Manuel Alegre deixou claro que se está perante “uma decisão de um Governo” e que isso não deve pôr em causa “aquilo que a França significa para a Europa e para o mundo”.