"Nada está adquirido, tudo está a andar para trás muito depressa"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Manuel Alegre divulga mandatários distritais e regionais
24-06-2010

Acompanhado de Maria de Belém, mandatária nacional, e de Duarte Cordeiro, director da campanha, Manuel Alegre divulgou esta manhã os nomes dos seus 20 mandatários regionais e distritais, que reflectem a natureza da sua candidatura, plural, supra-partidária e independente. Metade dos mandatários hoje divulgados foram já mandatários da candidatura de 2006, reflectindo o que foi o movimento de cidadania que lançou essa candidatura, sendo a outra metade resultante do alargamento dos apoios partidários e não só entretanto recebidos.
Ver biografias dos mandatários distritais AQUI
Ver biografias dos mandatários regionais AQUI
Ver biografias dos mandatários nacionais AQUI
Ver biografias dos mandatários fora de Portugal AQUI

Assim, Manuel Correia Fernandes , vice-presidente do MIC, arquitecto e professor catedrático da FAUP, vereador da câmara do Porto, é novamente mandatário da candidatura por essa cidade. Também Jorge Leite Ginja foi coordenador Distrital da Campanha de 2006 em Vila Real e é agora mandatário pelo mesmo distrito. Carlos Alegria , neuro cirurgião, é mandatário por Braga; Dinis Cortes , igualmente médico, Subdelegado e Responsável Clínico Regional do IDT Alentejo, é novamente mandatário por Beja; António Neto Brandão , advogado, primeiro Governador do Distrito de Aveiro após o 25 Abril, volta a ser mandatário por essa capital de distrito que o agraciou com a medalha de prata da cidade.

Entre os novos mandatários encontram-se figuras que reflectem os novos apoios recebidos, partidários e não só. É o caso de Luís Filipe Madeira , mandatário por Faro, governador dessa cidade em 1974/75, secretário de Estado do Turismo do I Governo Constitucional e dirigente nacional do PS vários anos; ou de Violante Saramago Matos , entre 2005 e 2006 deputada pelo BE na Assembleia Legislativa da Madeira, agora mandatária de Manuel Alegre pela mesma região autónoma. Ainda entre os novos mandatários, registe-se Alberto Marques Midões , por Viana de Castelo, militante do PCP desde 1978 e ex-membro do Comité Central desse partido.

Mandatário por Évora em 2006 que volta a sê-lo agora, José Luís Cardoso , um Capitão de Abril e Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Ainda ligado ao movimento dos Capitães de Abril, co-autor da primeira senha musical deste movimento, a canção "E Depois do Adeus", José Niza , médico e compositor, novamente mandatário por Santarém, depois de o ter sido em 2006.

José Niza é apenas um dos vários ex-deputados constituintes que se incluem entre os mandatários desta candidatura, dado relevante numa altura em que a Assembleia da República detém poderes de revisão constitucional. Outros ex-constituintes são: Manuel João Vieira , por Castelo Branco e António Arnault , por Coimbra, fundador do PS e autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde em 1979.

Ainda entre os profissionais da área da saúde, profissão de grande parte dos mandatários, a sublinhar a importância desta área neste momento, está Daniel Sampaio , mandatário por Lisboa já apresentado, Fernando Serra Lourinho , dirigente da crise académica de 1962, militante comunista e mandatário por Leiria e Júlio Barbosa , hoje médico, em 1968 um jovem estudante em luta, mandatário distrital da campanha presidencial de Fernando Rosas e agora mandatário desta candidatura por Viseu.

Ao serviço do portugueses nas autarquias, destacados defensores do desenvolvimento do inetrior do país como Fernando António Aires Ferreira , engenheiro, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo de 1985 a 2009, mandatário por Bragança; Alípio Mendes de Melo , Presidente da 2ª Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Gouveia em 1976, presidente da mesma autarquia até 1983, novamente mandatário desta candidatura pela Guarda. E Jorge Martins de Jesus , presidente da Câmara Municipal da Gavião desde 1995, agora mandatário por Portalegre.

De salientar a forte ligação ao ensino e à cultura dos mandatários das regiões autónomas, Tomaz Borba Viera pelos Açores e Violante Saramago de Matos pela Madeira.

Homens e mulheres de forte intervenção social, no caso de Violante Saramago de Matos e de Maria de Belém, Mandatária Nacional já apresentada, na longa luta pelos direitos da mulher, prova de ser esta uma luta com um grande caminho ainda a percorrer nos corredores da politica nacional.

Gente sempre disponível para a participação cívica, muitos “nunca sujeitando a sua liberdade de pensamento a normas rígidas, eventualmente exigidas em filiação partidária”, como refere Luís Machado Luciano , mandatário por Setúbal, médico e cirurgião que nos anos de 74, 75 e 76 integrou várias comissões instaladoras no Hospital de Setúbal, e que encerra esta lista de mandatários por uma candidatura que ocorre em tempos politicamente tão ou mais desafiantes do que os vividos no pós 25 de Abril.