"A grande poesia não cabe num tweet"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Sindicalistas apoiam Manuel Alegre:
"Nunca foi neutro, nunca baixou os braços, nunca fugiu de nenhum combate"
15-03-2010 Lusa

Um conjunto de destacados sindicalistas manifestou hoje o seu apoio à candidatura presidencial de Manuel Alegre, entre os quais António Chora, membro da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, Ulisses Garrido e Carlos Trindade, do executivo da CGTP-IN. Num documento enviado à Lusa, mais de vinte dirigentes e delegados sindicais justificam o apoio a Manuel Alegre por o considerarem um homem que "nunca foi neutro, nunca baixou os braços, nunca fugiu de nenhum combate".

"Reúne as melhores condições para, como Presidente da República, contribuir para um novo paradigma político que permita edificar um Portugal de todos. Os signatários apoiam-no porque sabem que Manuel Alegre é um homem de palavra. De honra", sublinham.

Os signatários consideram que "o Presidente da República deve ser uma referência nacional, ter um perfil ético e uma vivência e história pessoal que o garantam como fonte de inspiração no processo de desenvolvimento de políticas que concretizem o projecto inscrito na Constituição da República: democracia política, democracia económica e democracia social".

"A vida política de Manuel Alegre é um espelho em que todos os democratas, independentemente do seu pendor ideológico, se podem rever: nunca confundiu política com negócios, nunca colocou interesses pessoais ou ambições políticas acima dos interesses da democracia e de Portugal", destacam.

Além do ex-deputado do BE António Chora, do membro da comissão política do PS Carlos Trindade e de Ulisses Garrido, assinam o documento, entre outros, Abel Macedo, co-Coordenador do Sindicato dos Professores do Norte e membro do Secretariado Nacional da FENPROF, António Avelãs, Presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e membro do Secretariado Nacional da FENPROF e Manuela Mendonça, co-Coordenadora do Sindicato dos Professores do Norte e membro do Secretariado Nacional da FENPROF. Florival Lança, membro do Comité Económico e Social europeu em representação da CGTP, Mário Jorge Neves, Presidente da Federação Nacional dos Médicos, João Rodrigues, membro da Comissão Executiva da Federação Nacional dos Médicos, José Carlos Martins, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros e membro da Comissão Executiva da CGTP-IN, e Guadalupe Simões, vice-Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, são outros dos signatários. Armindo Carvalho, Conceição Rodrigues, Fernando Gomes e João Lourenço são outros dirigentes da CGTP-IN que apoiam a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República.

"Como nós, Manuel Alegre tem-se batido pelos direitos dos trabalhadores e contra o Código do Trabalho, pela contratação colectiva livre e dinâmica como factor de progresso económico e social; como nós, tem-se batido contra a precariedade do emprego, os contratos a termo arbitrários e os recibos verdes ilegais, contra a não aplicabilidade das leis e dos contratos e as ofensivas contra os direitos laborais", sublinham.

Documentos
Documento em formato application/pdf Comunicado de apoio à candidatura de Manuel Alegre67 Kb