"A grande poesia não cabe num tweet"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
Segundo o Barómetro Eurosondagem publicado no Expresso
Cavaco pode ser forçado a segunda volta
13-03-2010 Martim Silva, Expresso, excerto

Na semana em que cumpriu quatro anos em Belém, Cavaco deu uma entrevista à RTP e partiu para mais um dos Roteiros pelo país, desta vez pelo Alentejo. Mas a sua popularidade é a mais baixa de um chefe do Estado desde que existe o Barómetro mensal Eurosondagem/Expresso, em 2003.

A ligeira recuperação deste mês não apaga o facto, numa altura em que as candidaturas para as Presidenciais de 2011 estão na grelha de partida. Também aqui, o resultado não é animador para Cavaco, que obtém 36,9% das preferências dos inquiridos, contra 25% de Alegre e 9,5% de Nobre. Se tudo ficar assim, Cavaco arrisca uma segunda volta, o que seria inédito numa recandidatura presidencial.

(...)

Facto: Cavaco Silva tem os mais baixos índices de popularidade de um Presidente da República desde que o Barómetro da Eurosondagem existe.

Facto: Nos piores tempos de Jorge Sampaio em Belém a popularidade do socialista era muito melhor que os piores resultados de Cavaco.

Facto: Manuel Alegre aparece com 25% das intenções de voto, mais do que os 20% que conseguiu em 2006.

Facto: Somado, o resultado de Manuel Alegre, Fernando Nobre e do candidato que o PCP deve apresentar (Jerónimo de Sousa ainda esta semana o admitiu, faltando conhecer o escolhido) são superiores ao score conseguido por Cavaco Silva, o que, a manter-se, significa a obrigatoriedade do Presidente da República ir a uma mais que delicada segunda volta com o candidato que vai ser apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda. E Cavaco ser obrigado a ir disputar uma segunda volta (que não acontece desde 1986, com Soares/Freitas), com o candidato que obtiver o segundo lugar, significa desde logo uma enorme vitória para Alegre e um resultado mais que perigoso para o actual inquilino de Belém.

(...)