"Se publicasse as memórias, lá apareceria o Kurika como companheiro"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
4 / 4
1 2 3 4
Campanha Presidencial de Manuel Alegre
09-01-2011 http://www.youtube.com/manuelalegre2011
*
Manuel Alegre lança nos Açores dois grandes apelos:
Início da campanha eleitoral
09-01-2011

Foi numa sala com 1300 pessoas que Manuel Alegre fez o seu primeiro discurso da campanha eleitoral. Frequentemente interrompido por aplausos, Manuel Alegre bipolarizou com toda a clareza as razões que separam a sua candidatura da de Cavaco Silva. “Eu escolhi os Açores para apresentar a minha candidatura, Cavaco Silva escolheu a Argentina para atacar a autonomia”, afirmou, desenvolvendo a importância da autonomia para o progresso dos povos insulares. “Sou o candidato de uma coligação de cidadãos apoiado por partidos e não, como Cavaco Silva, o candidato de uma coligação de partidos que quer ir para o governo” disse Manuel Alegre, insistindo em que a sua agenda “não é a de manter ou levar os partidos que me apoiam ao poder” mas sim exigir que “quaisquer que sejam os partidos no poder respeitem os cidadãos e as famílias e os seus direitos políticos e sociais.” Ler mais

*
Manuel Alegre em Ponta Delgada:
09-01-2011 com Lusa

"Fiz como candidato o que farei se for Presidente" afirmou Manuel Alegre aos jornalistas hoje em Ponta Delgada, depois da audiência com Carlos César. "Quando me deslocar a uma Região Autónoma contactarei os órgãos legítimos da Região", acrescentou. “Fui deputado constituinte e nunca tive suspeição sobre a autonomia, que é uma das grandes conquistas da democracia” disse ainda Manuel Alegre, pois ”o aprofundamento da autonomia contribui para o reforço da identidade nacional no seu todo” e "o limite da autonomia é a unidade nacional". Ler mais

*
09-01-2011

“Era meu amigo pessoal e teve um papel decisivo, quer na vitória do 25 de Abril, quer na instauração da democracia em Portugal”, disse Manuel Alegre hoje, ao chegar a Ponta Delgada, quando soube da morte de Vítor Alves. “A sua morte é um notícia triste, quero aqui deixar a minha homenagem e o meu sentimento”.
Homem culto e generoso, nascido em 1935, Vítor Alves foi um dos mais emblemáticos capitães de Abril. Foi um dos três membros da Direcção do Movimento dos Capitães, coordenou a feitura do programa do MFA, foi o primeiro dos seus porta-vozes e desempenhou importantes cargos depois do 25 de Abril, de que se destacam: membro da Comissão Coordenadora do MFA, conselheiro de Estado, ministro da Educação, ministro da Defesa Nacional, primeiro embaixador itinerante de Portugal, conselheiro da Revolução e presidente das comemorações do dia de Portugal. Morreu durante a noite, no Hospital Militar, em Lisboa, vítima de doença prolongada. A democracia ficou mais pobre. Ler mais

*
Manuel Alegre no comício de Almada:
08-01-2011 http://manuelalegre2011.pt

“Não deixem que a direita tome o poder todo”, disse Manuel Alegre esta noite num comício em Almada, num veemente apelo à mobilização da esquerda para que a direita não eleja o próximo Presidente e o poder económico não se sobreponha à democracia. Numa alusão às palavras de ordem do seu novo cartaz, o candidato afirmou-se como “a garantia de uma democracia com Estado Social”. Afirmando-se do lado das leis que “constituem grandes avanços civilizacionais e que colocam Portugal na vanguarda da Europa” - da paridade, do divórcio, das uniões de facto, da interrupção voluntária da gravidez e do casamento entre pessoas do mesmo género – Manuel Alegre considerou que "não é admissível que, em pleno século XXI, tenhamos um Presidente da República que fala da mulher como a fada do lar."
Oiça a intervenção de Manuel Alegre no final da notícia. Ler mais

*
hino da campanha presidencial de Manuel Alegre
08-01-2011

Oiça o hino no final da notícia Ler mais

*
Início da campanha eleitoral
08-01-2011

"Vamos à luta!" foi o grande apelo deixado por Manuel Alegre esta noite em Almada, na véspera do arranque da campanha eleitoral. E é também esse o mote para o início da campanha, que começa neste domingo, com novos out-doors em todo o país e com a nossa vontade de levarmos a todos os portugueses esta mensagem simples: Manuel Alegre é a nossa garantia de defesa da Democracia e do Estado social. Precisamos dessa garantia na Presidência da República! Vamos à luta!

Ler mais
*
Manuel Alegre no almoço com sindicalistas em Palmela:
08-01-2011

"Desta vez não há lugar à indiferença, não há lugar a baixar os braços, não há lugar à abstenção", afirmou Manuel Alegre esta tarde num almoço com mais de 500 sindicalistas e activistas do mundo laboral, em Palmela. Alegre emocionou-se ao dizer: "Estou aqui com aqueles com quem quero estar, não estão aqui representantes da alta finança nem dos grandes interesses que querem dominar o poder democrático" e explicou com clareza o que está em causa em 23 de janeiro: "Estão em confronto dois projectos – um projecto progressista, democrático, baseado nos valores da justiça social e da Constituição da República e um projecto conservador e que tem características restauracionistas."
Veja o discurso AQUI Ler mais

Opinião
08-01-2011

"Que gente somos nós", pergunta Teresa Rita Lopes, ex-mandatária nacional de Manuel Alegre e independente, "Que gente somos nós se não entendermos que o actual Presidente, que quer continuar a sê-lo, permitirá que transformem o país num imenso BPN – um descomunal casino em que os políticos comandarão, ou cobrirão os que comandam as roletas viciadas para fazer ganhar os do clube?"
Leia o artigo AQUI Ler mais

Inquérito aos candidatos presidenciais - jornal Público
08-01-2011 Público

Defender a incorporação das elevadas qualificações das gerações jovens no nosso tecido empresarial, lançar os Estados Gerais da Justiça, vetar qualquer lei, seja de quem for, que ponha em causa o Serviço Nacional de Saúde, salvaguardar a igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar e combater a corrupoção com transparência, regras claras e sanções expeditas foram as prioridades escolhidas por Manuel Alegre nas suas respostas ao Jornal Público nos temas da Economia, da Justiça, da Saúde, da Educação e da Corrupção.
Veja a resposta sobre Economia AQUI
Veja a resposta sobre Justiça AQUI
Veja a resposta sobre Saúde AQUI
Veja a resposta sobre Educação AQUI
Veja a resposta sobre Corrupção AQUI Ler mais

*
Mensagem de Manuel Alegre aos jovens:
07-01-2011 http://manuelalegre2011.pt

Mais de um milhar de jovens apoiantes de Manuel Alegre reuniu-se num jantar do Movimento JÁ, na Póvoa do Lanhoso, para mostrar a sua vontade de mudança. Na mensagem enviada aos jovens, o candidato sublinhou a necessidade de combater a precariedade e a importância para o país da qualificação dos jovens “para construir a esperança e o futuro”.
Veja a mensagem de Manuel Alegre AQUI Ler mais

Opinião
06-01-2011 Viriato Soromenho Marques, DN

É visível o incómodo que o caso BPN tem provocado no candidato presidencial Cavaco Silva. Do incómodo aos actos falhados, em sentido rigorosamente freudiano, vai um pequeno passo. De uma forma surpreendente, quando interrogado por Manuel Alegre sobre os seus ganhos como accionista da labiríntica teia urdida pela Sociedade Lusa de Negócios (de que o BPN era apenas uma das criaturas), Cavaco resolve atacar a actual gerência do BPN (não a que o levou ao descalabro, e onde pontificavam ex-colaboradores do candidato-presidente, mas a que foi nomeada depois da nacionalização...), dizendo que, ao contrário do que sucedeu na Grã-Bretanha, esta não foi capaz de resolver o problema.
Leia o artigo AQUI Ler mais

*
Manuel Alegre em entrevista a Judite de Sousa:
06-01-2011

“Há sempre alternativa”, respondeu Manuel Alegre a Judite de Sousa, questionado sobre as políticas de austeridade, lembrando que as soluções que estão a ser aplicadas são as mesmas que estiveram na origem da crise. O caso BPN dominou a primeira parte da entrevista na RTP, com o candidato a insistir na necessidade de Cavaco Silva esclarecer as condições em que negociou a venda das acções da SLN. Alegre defendeu o escrutínio público do que considerou ser “uma questão política” grave, por poder ter havido “favorecimento” de um amigo a outro amigo e um acto de “gestão danosa”.
Veja a entrevista AQUI Ler mais

Comunicado da candidatura de Manuel Alegre:
05-01-2011 http://manuelalegre2011.pt/

A candidatura de Manuel Alegre estranha e lamenta a tentativa de vitimização da candidatura de Cavaco Silva que, em vez de esclarecer os Portugueses sobre as suas acções da SLN, optou por fazer, através de um porta-voz, um ataque pessoal ao candidato Manuel Alegre. A candidatura reage, assim, em comunicado, ao “tom profundamente violento e ofensivo” da declaração do ex-director de campanha do actual Presidente, lembrando que foi o próprio que colocou o tema BPN na agenda pública e mediática. Ler mais

*
Mais de 2.500 pessoas estiveram ontem com Manuel Alegre
04-01-2011 http://manuelalegre2011.pt/

Manuel Alegre considerou que a presença de mais de 2500 pessoas no “maior jantar alguma vez realizado pela esquerda na Madeira depois do 25 de Abril” é “um sinal de mudança” e “a prova de que não há donos da Madeira” e “mostra que estamos a mudar a história da Madeira e de Portugal”. Sobre Cavaco Silva, afirmou: “Se tem, como disse, um compromisso com a verdade, tem que dizer a verdade toda, assim o exige a ética republicana e a transparência democrática”. “Tem que responder à pergunta que fiz e não pode dizer que devolve para o site da (Presidência da) República”, insistiu, porque “um candidato à Presidência da República fala aos portugueses olhos nos olhos e responde aos portugueses pela sua vida, pelas suas acções e actos públicos”. Ler mais

Foto de Homem Gouveia, Lusa
Foto de Homem Gouveia, Lusa
Manuel Alegre na Madeira
04-01-2011 http://manuelalegre2011.pt/

Manuel Alegre considera que as explicações de Cavaco Silva sobre a administração do BPN “não encerram o caso” e que o actual Presidente “tem muita coisa que vai ter que explicar”. “Ele está sempre a remeter para o site, mas o Presidente da República tem de responder ao país e ao povo português e vai ter que responder a outras coisas”, afirmou hoje na Madeira, num almoço na freguesia do Caniço com a comissão de honra da sua candidatura na região. Ler mais

Manuel Alegre no frente-a-frente com Cavaco Silva:
03-01-2011 http://www.youtube.com/manuelalegre2011


Manuel Alegre no frente-a-frente com Cavaco Silva: "Eu não conheço o contrato que fez o candidato Cavaco Silva", "mas posso pronunciar-me sobre o BPN, que é um escândalo financeiro". "Não é só um problema de justiça, é um problema político" e "é a demonstração cabal de onde pode levar a promiscuidade entre política e negócios." Ler mais

Duarte Cordeiro, director de campanha
Duarte Cordeiro, director de campanha
Cinco mil quilómetros de estrada
03-01-2011 http://manuelalegre2011.pt/

A campanha de Manuel Alegre percorrerá, até ao dia 21, todos os distritos do País e as regiões autónomas da Madeira e Açores. Apresentado esta tarde aos jornalistas pelo director de campanha, Duarte Cordeiro, o programa prevê que os períodos da tarde sejam preenchidos com visitas institucionais ou arruadas. As noites estarão reservadas para os comícios. Serão percorridos cerca de cinco mil quilómetros de estrada, repletos de determinação, motivação e mobilização. Ler mais

03-01-2011 http://manuelalegre2011.pt/

Ao contrário do ainda Presidente em funções, os ex-Presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, enquanto candidatos ao segundo mandato, mantiveram o silêncio na habitual mensagem de Ano Novo para evitar confusões entre os estatutos de Chefe de Estado e de candidatos presidenciais. Os factos são lembrados pelo Diário de Notícias de ontem, na notícia que se transcreve. Ler mais

Opinião
02-01-2011

Eu não quero ter um presidente que quer os sacrifícios repartidos “por todos, sem excepções ou privilégios“. Prefiro um que me diga, com a mesma clareza, que quer os benefícios repartidos por todos, sem exceções nem privilégios.
Veja o comentário AQUI Ler mais

4 / 4
1 2 3 4