Lisboa bairro a bairro rua a rua/ por seu reino e por seu rei/ quantos ao certo não sei/ defendiam uma bandeira rota/ além da morte além do fim./ Quando é assim/ não há derrota.
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
No Dia Mundial da Poesia em Santo Tirso
Poemas de Manuel Alegre lidos nos comboios
23-03-2017

No Dia Mundial da Poesia, nos transportes públicos da zona norte de Santo Tirso, os passageiros foram surpreendidos, durante a viagem, com a leitura de vários poemas de Manuel Alegre, que estará presente, sexta-feira e sábado, naquela cidade. Manuel Alegre é é o grande homenageado da 14.ª Edição de Poesia Livre, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que teve início no passado dia 11 e se prolonga até ao próximo domingo.

Ao longo destes dias, subordinadas ao tema “E o Grito se fez Verbo”, foram e serão desenvolvidas cerca de cinco dezenas de actividades, nas quais se envolveram as Escolas, as Associações Culturais e a comunidade em geral, que foram desafiadas pela autarquia local a ler e a falar da Poesia de o autor de O Canto e as Armas, cuja edição definitiva, que assina os 50 anos da primeira edição, com prefácio de Mário Cláudio, acaba de ser publicada pela Dom Quixote.

No dia 21, Dia Mundial da Poesia, nos transportes públicos da zona norte, os passageiros foram surpreendidos, durante a viagem, com a leitura de vários poemas de Manuel Alegre, que estará presente, sexta-feira e sábado, em Santo Tirso. Já na sexta-feira, dia 24, a partir das 17h00, o Poeta visita a Escola Básica da Ponte, onde se realizará um debate com os alunos em que se irá discutir a forma como a Poesia da voz à cidadania. Nesse mesmo dia, às 21h00, Manuel Alegre participa numa noite de Poesia e Música, na Escola Secundária Tomaz Pelayo, para onde estão projectadas declamações de poesia pelos alunos de todos os ciclos do Agrupamento de Escolas da cidade.

A visita de Manuel Alegre a Santo Tirso termina na noite de sábado, dia 25, com uma sessão solene em sua homenagem, nos Paços do Concelho, durante a qual oProfessor Doutor José Ribeiro Ferreira, Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, falará sobre a vida e obra do poeta aguedense. O evento será marcado por vários momentos musicais, apresentações teatrais e leituras de poemas, todos protagonizados pela comunidade daquele Município.