"Nada está adquirido, tudo está a andar para trás muito depressa"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Manuel Alegre vai ser homenageado em Nápoles
21-11-2011

Manuel Alegre é o convidado de honra do lançamento do projecto “Visões & paixões napolitano-portugusesas”, uma iniciativa de uma rede de entidades culturais napolitanas, dinamizada pela associação cultural Kolibri e por Maria Luísa Cusati, tradutora de Alegre em Itália. A iniciativa decorre nos dias 24 e 25 de Novembro em Nápoles, com a colaboração da Academia de Belas Artes de Nápoles, da Universidade L'Orientale, da Associação Itália-Portugal, do Consulado de Portugal em Nápoles e da editora Sinnos, além da associação Kolibri.
Veja notícia no jornal italiano La Repubblica , de 24 de Novembro, AQUI

O projecto “Visões & paixões napolitano-portugusesas” visa desenvolver um percurso cultural e didáctico, especialmente dirigido a artistas jovens da licenciatura em Ilustração da Academia de Belas Artes, através da ilustração de textos de Manuel Alegre pelos alunos, que depois participarão com os seus trabalhos num concurso, a realizar em Maio, em que será escolhido por um júri o trabalho a publicar em edição bilingue pela editora Sinnos. Esta editora publicou em 2010 o conto de Manuel Alegre “Uma estrela/Una stella”, em versão bilingue e com ilustrações de Katuscya DiMartino.

Veja o conto Uma estrela AQUI

Nos dois dias que estará em Nápoles, Manuel Alegre, escolhido como convidado de honra como poeta, político, combatente da liberdade e figura de referência da democracia portuguesa, terá dois momentos especiais:

  1. na quinta-feira, dia 24, às 17h00 horas , na Aula Magna da Academia de Belas Artes de Nápoles, dialogará com alunos, docentes e público da cidade de Nápoles, por ocasião da inauguração da exposição dos desenhos originais de seu livro “Uma Estrela/Una Stella”, que estarão expostos até 11 de Dezembro na Biblioteca "Anna Caputi" da Academia de Belas Artes;
  2. na sexta-feira, 25 de Novembro, pelas 17h30 , estará na sede da Reitoria da Oriental, no Palazzo Du Mesnil, para um encontro intitulado "Conhecer Manuel Alegre: o homem, o político, o poeta", dedicado ao seu percurso intelectual, humano e político. Nessa sessão irão intervir, além do poeta homenageado, a lusitanista Maria Luisa Cusati e Iaia De Marco e o historiador Guido D'Agostino.

A iniciativa conta ainda com um espectáculo de teatro sobre Leonor da Fonseca Pimentel, uma mulher do século XVIII, portuguesa de origem, napolitana de adopção, que foi poetisa e escritora, uma das primeiras jornalistas mulheres na Europa, directora do Monitore Napolitano, heroína e mártir dos motins napolitanos de 1799. Um exemplo de vida que ainda hoje nos fala, com grande força, de liberdade e justiça, amor e dignidade. Uma vida de grande actualidade capaz de lutar até ao cadafalso contra a vulgaridade e o engano, a ignorância e a barbárie.

Manuel Alegre tem vários títulos traduzidos para italiano, nomeadamente os romances “Jornada de África” e “Cão Como Nós”, o livro de contos "Il Quadrato" ou "Nada Está Escrito", uma edição limitada de cinco poemas traduzidos por Giulia Lanciani com gravuras de Guido Strazza.