"Entre o agora e o nunca / lá onde só se chega não chegando / um pouco antes talvez depois / quando."
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Manuel Alegre recebe Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa no sábado
02-09-2021 Jornal diário on-line Região Sul

A cerimónia de entrega da oitava edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, que distinguiu o livro «Quando», da autoria do poeta Manuel Alegre, acontece este sábado, 4, às 16:00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Faro.

Este prémio é uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, com o patrocínio da Fundação Millennium BCP e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve, JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, EVA Senses Hotel e restaurante “Tertúlia Algarvia”.

O júri do prémio, constituído pelo poeta, crítico e professor Nuno Júdice, Carina Infante do Carmo, docente na Universidade do Algarve e pela jornalista e escritora Isabel Lucas, decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio a esta obra.

No livro, frisam, o poeta "investe a sua longa experiência de escrita e, ao mesmo tempo, dá uma presença muito forte da subjetividade perdida no tempo atual, com as marcas da realidade que estamos a viver, mas transcendendo a circunstância através de uma escrita que rompe com os hábitos do poeta, sendo de sublinhar esta renovação de uma das vozes mais fortes da nossa poesia".

Além da leitura de poemas do autor premiado, por Homero Flor, a cerimónia de entrega deste prémio vai contar com a presença e intervenções do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, do presidente da Fundação Millennium BCP, embaixador António Monteiro, e do poeta distinguido, Manuel Alegre.