"Há um descuido e uma ignorância muito grande para um povo antigo como o nosso"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Homenagem a Magalhães Godinho
27-04-2011 Com TSF e http://hardmusica.pt

Manuel Alegre recorda Vitorino Magalhães Godinho como um dos «últimos grandes portugueses» e um «gigante do pensamento», cuja morte representa uma grande perda para Portugal. «Tem uma obra monumental sobre a história dos descobrimentos, ainda recentemente publicou um ensaio notabilíssimo sobre a Europa e foi um dos poucos que escreveu doutrinariamente sobre o socialismo», afirmou Manuel Alegre, em declarações à TSF. Alegre disse ainda que Magalhães Godinho foi «um grande historiador, pensador e patriota».
Oiça as declarações de Manuel Alegre à TSF AQUI Ler mais

*
19-04-2011

Manuel Alegre apresenta hoje o livro “HHhH – Operação Antropóide”, de Laurent Binet, que ganhou o Prémio Goncourt 2010 em França. A sessão tem lugar no Instituto Franco-Portugais, em Lisboa, pelas 18.30. A edição portuguesa do livro é da Sextante.
HHhH é um título irónico, que significa “Himmlers Hirn heisst Heydrich", o que quer dizer “o cérebro de Himmler chama-se Heydrich” e remete para o episódio do assassínio do oficial nazi Heydrich, braço direito de Hitler, que o autor cruza com a sua própria aventura como escritor em busca de pistas e dados para o seu livro. O cruzamento destas duas narrativas permite a Binet criar uma obra singular, onde o horrores perpetrados por Heydrich ganham uma dimensão profundamente humana e, por isso mesmo, profundamente inquietante. Ler mais

*
Laurent Binet em Lisboa
terça-feira, 19 de Abril, às 19h00
17-04-2011

O escritor francês Laurent Binet estará em Lisboa para duas sessões em volta do romance HHhH - Operação Antropóide. A primeira será na segunda-feira, dia 18, a partir das 18h, na Casa da Achada e vai ter dois momentos: primeiro, um encontro com o autor e depois a projecção do filme Os carrascos também morrem, de Fritz Lang (Guião de Bertold Brecht).

Na terça-feira, dia 19, às 19h, no Instituto Francês em Lisboa, haverá uma apresentação de HHhH, que estará a cargo de Manuel Alegre. Ler mais