"Há um descuido e uma ignorância muito grande para um povo antigo como o nosso"
Manuel Alegre
InícioManuel AlegreNotíciasAgendaOpiniãoPresidenciais 2011LinksPesquisa
YouTube Twitter FaceBook Flickr RSS Feeds
> Notícias
*
Poema de Manuel Alegre "semeado" em Mértola:
19-03-2012

O poema de Manuel Alegre intitulado “Gramática de Coentro e Cal” foi "semeado" no domingo à entrada de Cortes Sines, no concelho de Mértola, debaixo de um sobreiro, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Mértola que assim iniciou o seu projecto “Semeando Poesia”.
Veja o poema AQUI Ler mais

*
Manuel Alegre na Escola Emídio Navarro em Almada:
17-03-2012 com DN

"A liberdade é a flor mais frágil que há, nada está nunca adquirido" disse Manuel Alegre ontem aos alunos do 11º e 12º ano da Escola Emidio Navarro, em Almada. "Se não lutarem para serem livres, vão ser escravos, se não forem cidadãos, vão ser súbditos", disse ainda o escritor e político, no debate "Olhos postos na Guerra", onde falou sobre a importância da poesia na altura da guerra colonial e da ditadura. O debate prolongou-se por mais de uma hora, com muita participação dos jovens, que manifestaram as suas preocupações com os temas da guerra, da crise, da Liberdade e do futuro de Portugal. Ler mais

*
15-03-2012

Manuel Alegre estará no dia 16 de Março em Almada, na Escola Secundária Emídio Navarro, pelas 10.00h, para um encontro informal com os alunos autores do editorial vencedor do Projecto Educativo DN, que escolheram para o seu texto o tema da guerra. “As guerras só podem ser condescendidas quando a diplomacia falha e a liberdade é posta em causa”, afirma o editorial, intitulado “Olhos postos na guerra” e assinado pelo grupo Almadanada, que apela a “repensar a maneira como encaramos as guerras, mobilizarmo-nos contra elas e não esquecermos aquilo que nos torna humanos”. O tema da guerra é um dos mais visitados pelo poeta Manuel Alegre, cujos poemas foram e continuam a ser um hino permanente à liberdade.
Veja o editorial vencedor AQUI Ler mais

*
15-03-2012

Á entrada da localidade de Corte Sines, no concelho de Mértola, vai ser colocado, no dia 18 de Março, pelas 16.30, debaixo de um sobreiro, um poema de Manuel Alegre, intitulado “Gramática de Coentro e Cal”. A iniciativa inaugura o projecto “Semeando Poesia”, da Junta de Freguesia de Mértola, que tenciona, como o nome indica, semear a poesia em locais estratégicos da freguesia. Ler mais

Manuel Alegre entre os alunos da Escola Pedro Ferreira
Manuel Alegre entre os alunos da Escola Pedro Ferreira
Manuel Alegre em lição de Poesia na escola Pedro Ferreira:
09-03-2012 youtube

“Os tiranos não gostam dos poetas, porque os poetas normalmente dizem aquilo que é proibido, falam da liberdade, falam do amor” disse Manuel Alegre na escola básica e secundária Pedro Ferreira, em Ferreira do Zêzere.
Veja no desenvolvimento da notícia um excerto das palavras de Manuel Alegre Ler mais